Rafael Greca participa de evento promovido pela ONU sobre enfrentamento as mudanças climáticas

Rafael Greca participou, nesta sexta-feira (23/8), do evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O prefeito de Curitiba apresentou em painel da Semana do Clima da América Latina e Caribe as ações que Curitiba vem desenvolvendo na área de sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas. O evento com autoridades e especialistas, é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e está sendo realizado em Salvador.
“Estamos investindo em energia solar, com financiamento do C40 [rede de grandes cidades comprometidas com o enfrentamento das mudanças climáticas], implantando hortas urbanas e novos parques na cidade”, disse Greca.

O prefeito destacou programas como o Curitiba Mais Energia, de energias limpas e alternativas, além das políticas para proteção de áreas verdes, estratégia pela qual a cidade é conhecida desde a década de 1970, e que resulta em um alto índice de áreas verdes por habitante – hoje na casa dos 60 metros quadrados.

Importância das cidades
Ao final do painel de prefeitos do evento, a conclusão é de que as cidades são os principais atores no enfrentamento das mudanças climáticas e precisam pressionar para proteção do Meio Ambiente e cumprimento de tratados como o Acordo de Paris, que tem como objetivo reduzir o aquecimento global.

“As cidades têm assumido um papel protagonista com políticas públicas e ações na área climática”, afirmou o prefeito de Salvador, ACM Neto. Para ele, os municípios devem estabelecer compromissos de médio e longo prazo para que o Acordo de Paris seja, efetivamente, executado.

Com a adoção do Acordo de Paris, a comunidade internacional comprometeu-se a manter o aumento da temperatura global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e a criar sociedades resilientes às mudanças climáticas.

Painel
O Painel dos prefeitos foi uma das programações do último dia da Semana Latino-Americana e Caribenha do Clima, organizada pela ONU com representantes de mais de 90 nações.

Mediado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, o debate contou, ainda, com as presenças dos prefeitos de São Paulo, Bruno Covas; Manaus, Arthur Virgílio; Recife, Geraldo Júlio; Campinas, Jonas Donizette; e a prefeita de Arima (Trindade e Tobago), Lisa Morris Julian.