“Lula na cadeia”, pedem manifestantes no Rio de Janeiro

lula

Hudson Corrês relata na revista Época que a manifestação na Praia de Copacabana neste domingo (26) teve como principal grito de ordem a frase “Lula na cadeia”. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu em processos da Operação Lava Jato que serão julgados pelo juiz Sergio Moro.
Os manifestantes inflaram na avenida um boneco gigante de Lula, o Pixuleco, e camelôs vendiam os de tamanho menor por R$ 10. Também tiraram do baú os bonecos dentuços da ex-presidente Dilma Rousseff, que sobraram das manifestações pelo impeachment, mas esses despertaram pouco interesse.
O protesto reuniu um número bem menor de participantes comparado aos tempos do impeachment. A Polícia Militar não deu estimativa, mas o espaço vazio entre os cinco carros de som de diferentes movimentos ao longo da avenida revelou o baixo comparecimento. Entre os manifestantes fantasiados, dois atraíram incontáveis pedidos de fotos como se fossem celebridades.
O consultor de TI Igor Landaeta Maia, de 36 anos, se vestiu de presidiário, colocou uma estrela vermelha no peito, uma máscara que lembra o rosto de Lula e enfiou a cabeça e metade do corpo dentro de uma jaula. “O Lula representa bem a classe política. Um cara que teve a chance de fazer algo pelo país, e até fez coisas importantes, mas a parte ruim não valeu a pena. Deixou o poder corromper e foi populista”, afirmou Maia.

Compartilhe