Morre Belinati, nasce Belinóquio

belina

por JOSE PEDRIALI: Na entrevista que concedeu na manhã desta sexta-feira para tentar justificar o injustificável – a benevolência do seu IPTU em contraste com a crueldade adotada com os demais mortais -, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, assinou o atestado de mentiroso.

Disse que só veio a perceber que o IPTU do seu imóvel estava desalinhado com o dos demais contribuintes ao receber a cobrança, na primeira quinzena de janeiro. Ordenou, então, que os técnicos da prefeitura corrigissem a anomalia.

Disse também que não sabia que o condomínio em que mora não paga pela coleta de lixo – cujo valor foi duplicado (na melhor das hipóteses) para os demais contribuintes.

Essas distorções motivaram o Ministério Público a investigar se, por favorecer a si próprio (e a um primo, em outro caso gritante), o prefeito não teria cometido crime de responsabilidade.

Por que Belinati mentiu?

É inconcebível que ele não tenha se dado conta que o imóvel em que reside está em situação irregular. O condomínio não foi desmembrado em unidades residenciais, o que atenua a cobrança do IPTU. Ele mora lá há dez anos.

Belinati foi o autor da proposta do reajuste brutal do IPTU, feita no ano passado, primeiro ano de seu mandato. Alegava que era preciso “corrigir as injustiças” Deveria ter dado o exemplo, exigindo que sua situação fosse regularizada.

O contribuinte não teve acesso à projeção de quanto seu imóvel teria de pagar após a correção da Planta de Valores. A Câmara de Vereadores afirma que também não. Mas o prefeito tinha todas as condições de saber quanto pagaria no ano seguinte (e então corrigir a distorção). Disse que não se preocupou com isso, não pediu informações aos servidores. Difícil de engolir essa.

Mais difícil ainda é engolir a afirmação de que não sabia que não pagava taxa de lixo. Falou isso diante dos repórteres, aparentando surpresa ao ser informado – informação que se tornou pública há três dias. Que prefeito (e ex-vereador e ex-deputado federal) relapso é esse que não sabe que taxas e impostos paga ao município?

O máximo que Belinati poderá fazer para polir um pouco sua imagem severamente corroída com esse episódio é comprovar a ordem para corrigir o problema em seu condomínio. Testemunho verbal dos assessores não vale – todos são suspeitos pois têm os cargos nas mãos dele. Tem de ser por escrito, pois é assim que procede o prefeito zeloso da coisa pública…

Cumpro, portanto, o doloroso dever de informar que o prefeito Marcelo Belinati acaba de ir a óbito. E, com pesar ainda maior, comunico o nascimento do por enquanto prefeito Marcelo Belinóquio.

Compartilhe