Visitantes amargam fila na barreira e têm de retornar às suas cidades

image_2021-03-18_204756

Em dois dias de ação, a barreira sanitária montada pela Prefeitura de Guaratuba fez com que 58 veículos retornassem aos seus municípios de origem.

A barreira foi instalada no posto da Polícia Rodoviária Estadual do Coroados, na PR-412. Filas longas de cerca de 5 km se formaram na entrada para verificação dos veículos. O número de veículos poderia ser ainda maior se não fosse a ampla divulgação da restrição pela imprensa. Estão trabalhando nas barreiras servidores municipais de várias secretarias, com apoio da Polícia Militar Rodoviária.

O Decreto Municipal nº 23.785 estabelece o isolamento comunitário para o enfrentamento ao coronavírus.

Não entram na cidade:

  • Ônibus e veículos de grande porte de turismo;
  • Demais veículos, bicicletas, motocicletas ou similares, que transportem turistas, veranistas ou pessoas oriundas de outros municípios, cuja justificativa para a entrada ou permanência no município de Guaratuba seja a prática de turismo, esportes, lazer, descanso, férias, quarentena ou compras.

Para passagem nas barreiras as pessoas precisam comprovar os requisitos, utilizando-se de documentação física ou digital.

Entram na cidade:

  • Veículos de carga para abastecimento de bens e serviços locais e/ou em passagem para outros municípios vizinhos;
  • Veículos transportando pessoas que comprovem vínculo de residência em Guaratuba, vínculo empregatício com empresas situadas no Município;
  • Veículos de prestadores de serviços considerados essenciais;
  • Veículos transportando pessoas que comprovem vínculo de residência ou empregatício com empresas situadas em cidades vizinhas;
  • Veículos com emplacamento no Município de Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá, desde que utilizem o Município de Guaratuba, única e exclusivamente, como acesso aos municípios vizinhos.

O descumprimento do Decreto acarreta advertência; Condução dos infratores para a lavratura do Termo Circunstanciado; Multa de R$ 100 até 20 mil a ser aplicada aos infratores. Os valores da aplicação de multa serão revertidos ao custeio das ações de enfrentamento à COVID-19 da Secretaria Municipal da Saúde.

Fonte: Correio do Litoral

Compartilhe